segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Receita: Risoto de pêra e gorgonzola com tornedor.

Olá amigos do Cooking and Kitchen, hoje vou apresentar para vocês uma receita deliciosa! Risoto de pêra e gorgonzola com tornedor. A receita é fácil, o custo não é absurdo e rende de 8 a 10 porções.
Essa receita é de um cozinheiro excepcional e grande amigo Gustavo Parisi Dutra.


Ingredientes: 


4 pêras picadas em cubos
150 g de queijo gorgonzola
1 kg arroz arbóreo
1 kg de filé(limpo)
150 g de queijo parmesão
manteiga (de preferência sem sal)
1 litro Vinho branco
3 cebolas grandes
2 Cenouras
1 alho poró
1 ramo de alecrim
Azeite
sal e pimenta a gosto

Vamos dividir o modo de preparo em 3 etapas, assim ficará mais fácil de entender, é importante que você faça a receita na mesma ordem. 

Modo de preparo:

1ª Etapa
 Caldo:
Com uma panela grande em fogo alto acrescente 3 colheres de sopa de azeite, 2 cebolas cortadas em 4 (não precisa descascar), 2 cenouras (cortadas em 4), 1 alho poró(também cortado em 4) e 1 ramo de alecrim. Refogue bem esses ingredientes (até começar a grudar na panela) acrescente 1 xícara de chá de vinho branco deixe por 1 minuto e após 1,5 lts de água. Deixe o caldo reduzir durante 20 minutos em fogo baixo, após os 20 minutos escorra o caldo para outra panela reserve apenas o líquido, nada que sobrou é reaproveitado pois todo o sabor dos vegetais estão no caldo.

Preparando o arroz:


*Descasque a outra cebola e pique em cubos pequenos.
*Coloque uma panela grande no fogo alto.
* Na panela acrescente: 3 colheres (sopa) de azeite, a cebola picada e a caixa do arroz arbóreo. Mexa bem até que o arroz comece a ficar bem quente a ponto de não conseguir colocar a mão acrescente a garrafa de vinho.

 Continue mexendo até parte do vinho evaporar (não deixe nada grudar na panela). Desligue o fogo e coloque todo o arroz em uma forma para descansar/esfriar.



2ª Etapa:


Preparando a carne
Coloque o filé de comprido em uma tabua. Corte os tornedores (cerca de 5 cm). Reserve


3ª Etapa:

Grelhando a carne


Frigideira no fogo ALTO muito alto mesmo (rs). Tempere as carnes com sal e pimenta do reino (sem alho por favor). Quando a panela estiver bem quente acrescente azeite e 4 tornedores e os reserve em uma forma. Repita a mesma coisa com o restante dos tornedores. Ligue o forno baixo cerca de 140º. Coloque os tornedores no forno.

 Voltando ao arbóreo

Em uma panela grande com fogo médio jogue todo o arroz junto com 3 conchas do caldo. Como cada arbóreo demora um certo tempo para ficar pronto (depende da marca) a medida que for passando o tempo prove 1 grão para ver o ponto.  Lembre-se: segredo do risoto é não ficar muito seco nem muito molhado. Quando estiver no ponto acrescente os queijos, as pêras em cubos, 50 gramas de manteiga e sal. Desligue o fogo mas continue mechendo.

Pronto! Da trabalho más o resultado final é satisfatório olhe:






DICAS 
*Siga passo à passo
* A medida que for passando pelas etapas lave as panelas utilizadas, assim você não usa todas da sua casa e facilita o trabalho do "pós refeição".
*O melhor risoto é com o grão Al dente.
*Se o risoto não estiver pronto e você já tiver acrescentado os ingredientes, acrescente mais 1 concha de caldo.
*Os queijos costumam ter bastante sal tome cuidado.
*Sirva enquanto estiver bem quente.
*O caldo que sobrou você pode congelar e usar em outra ocasião com outros pratos. 
*Queijo parmesão é bom quando ralado na HORA. 




DICAS OU SUGESTÕES NO E-MAIL: fredthr@hotmail.com (até hoje tenho respondido todos)


Agradeço sua visita. Volte Sempre!


Frederico Prado